Banca de QUALIFICAÇÃO: NICOLE PRATA DAMASCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NICOLE PRATA DAMASCENA
DATA: 16/06/2023
LOCAL: Instituto Nacional de Criminalística, Brasília/DF
TÍTULO: MORFOMETRIA GEOMÉTRICA EM FOTOGRAFIAS FACIAIS FRONTAIS PARA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E ESTIMATIVA DE IDADE
PALAVRAS-CHAVES: Análise facial; Análise morfológica; Antropologia Forense; Estimativa de idade;Estimativa de sexo;Morfometria Geométrica;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

O estudo do crescimento facial com foco na estimativa de idade tem grandeimportância para as ciências médicas, odontológicas e forenses. Todavia, inexistemétodo cientificamente capaz de suportar resultados periciais exclusivamentebaseados em imagens, que muitas vezes é o único material disponível para análise.Com o objetivo de estudar padrões de crescimento facial médio de crianças e
adolescentes brasileiros por meio da Morfometria Geométrica em imagens, verificou-se seu potencial para classificação e discriminação de indivíduos em função da idade
e do sexo. Dados resultantes da análise facial automatizada de aproximadamente17.000 (dezessete mil) fotografias frontais de indivíduos brasileiros do banco civil deimagens da Polícia Federal, com idades entre 6 e 22 anos e igualmente distribuídosentre os sexos feminino e masculino, foram estudados a partir da análiseautomatizada de 28 pontos cefalométricos. As análises foram realizadas no softwareR (versão 3.6), adotando-se nível de significância de 5%. A face do brasileiro foimodelada através do pacote estatístico geomorph e a aplicação da MorfometriaGeométrica como método de estimativa de idade foi baseada no paradigmaProcrustes. O desempenho do método em termos de acurácia, sensibilidade eespecificidade foi testado a priori através de um modelo de Regressão LogísticaMultinominal utilizando-se os grupos etários de 6, 10, 14 e 18 anos de formacategórica. O erro médio de previsão do método foi avaliado através de um modelode Regressão Linear e os resultados expressos em raiz do erro quadrático médio. Opadrão de crescimento observado mostrou um aumento vertical da face em ambos ossexos ao longo dos anos, de forma mais lenta e pronunciada nos homens, com umalongamento da face mais evidente em especial no seu terço inferior. A metodologiada Morfometria Geométrica apresentou valores interessantes de discriminação etária,atingindo aproximadamente 70% (69,3%, IC 95% 72,7 – 76,6) de acerto na previsãodas idades, com erro médio de dois anos. O melhor desempenho do método foiobservado para a idade de 6 anos (Sensibilidade: 87,3%, IC 95% 85,1 – 89,3;Especificidade: 95,6%, IC 95% 94,1 – 96,8), especialmente na presença de fotografiasde crianças do sexo feminino. Para os demais grupos etários, a MorfometriaGeométrica apresenta melhor performance na estimativa da idade entre indivíduos dosexo masculino. Assim, o estudo contribuiu para o estabelecimento de padrões decrescimento populacional a partir da Morfometria Geométrica facial, indicando-a comoum método alternativo promissor para estimar a idade em contextos forenses.

Externo à Instituição - ALEXANDRE RAPHAEL DEITOS
Interno - 3573579 - ANDRÉ SALES BARRETO
Externo à Instituição - BIANCA MARQUES SANTIAGO

Notícia cadastrada em: 18/05/2023 09:03