Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISA DE OLIVEIRA LEITE

DISCENTE: THAISA DE OLIVEIRA LEITE
DATA: 10/02/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: “Preditores de acometimento renal na anemia falciforme”
PALAVRAS-CHAVES: Anemia falciforme; Doença renal crônica; Nefropatia; Proteinúria;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Nefrologia

A nefropatia é uma das principais complicações crônicas relacionadas à anemiafalciforme. Nos estágios iniciais, manifesta-se com hiperfiltração glomerular edificuldade em concentração urinária, além de proteinúria e hematúria, evoluindo paradoença renal crônica e, por fim, doença renal em estágio final. Dentre os principaismecanismos fisiopatológicos destacam-se hemólise e oclusão vascular. O objetivo dopresente estudo foi identificar preditores de envolvimento renal nos pacientes comdiagnóstico confirmado de anemia falciforme regularmente acompanhados noambulatório de doenças hematológicas benignas do Hospital Universitário daUniversidade Federal de Sergipe. Foram excluídos pacientes com diagnóstico prévio denefropatia por outras causas. Os dados foram coletados através das informaçõescontidas em prontuário médico, com aprovação pelo Comitê de Ética local. Foramincluídos no estudo 165 pacientes, sendo a maioria do sexo feminino (53,3%) commédia de idade de 22,9 anos. Destes, 46 pacientes não foram avaliados para nefropatia.Dos 119 pacientes restantes, 65,5% tiveram diagnóstico de nefropatia, sendo que amaioria (39,5%) apresentava tanto hiperfiltração quanto proteinúria. Embora 72pacientes fossem cardiopatas e 78 nefropatas, apenas 45 pacientes estavam em uso deIECA. Observou-se que a idade atual do paciente em anos apresentou significânciaestatística com relação ao surgimento de nefropatia (p=0,008). Com a maior sobrevidados pacientes falcêmicos, torna-se imprescindível a identificação completa da evoluçãoda doença renal para assim definir protocolos específicos de rastreio. Prevenir aprogressão da nefropatia contribuirá para redução da morbimortalidade relacionada aesta complicação.

Externo ao Programa - 3113466 - KLEYTON DE ANDRADE BASTOS
Externo à Instituição - LIS CAMPOS FERREIRA
Interno - 3545451 - PAULO RICARDO SAQUETE MARTINS FILHO

Notícia cadastrada em: 12/01/2023 14:07