Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO RICARDO ALVES DOS SANTOS

DISCENTE: SÉRGIO RICARDO ALVES DOS SANTOS
DATA: 13/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/frc-atsz-vyh1
TÍTULO: “Sobrecarga de Informação e Saúde Mental de Médicos e Estudantes de Medicina”
PALAVRAS-CHAVES: Sobrecarga de Informação; COVID-19; Saúde Mental; Normose Informacional; Informatose; Cibernose; Neurose virtual; Normoterapia; Informática educacional
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 afetou o cotidiano de indivíduos em todo o mundo. Nesse contexto, conteúdos informativos sobre assistência à saúde são essenciais para disseminar recomendações sanitárias capazes de prevenir a infecção e a transmissão do vírus. Apesar de sua importância, a disseminação de informações acerca do vírus através dos vários canais de mídia tem apresentado efeitos negativos quando há sobrecarga de informação. Objetivos: Avaliar o impacto da sobrecarga de informação sobre o COVID-19 na saúde mental de estudantes de medicina e médicos recém-formados. Delineamento: Estudo quantitativo observacional transversal. Internos e médicos recém-formados em 2018 responderam um formulário eletrônico referente ao impacto decorrente da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 na sua saúde mental. Esta dissertação faz parte do projeto “Saúde Mental e Manifestações Neurológicas durante a Pandemia da Covid-19” e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe. Resultados: 335 internos de um curso de Medicina e médicos recém-formados responderam e retornaram os formulários, quais foram respondidos em abril de 2020. Destes, 88,9% relataram exposição a sobrecarga de informação sobre COVID-1 9, 71,6% relataram sentir ansiedade por excesso de informações sobre o assunto. Apesar disso, 51,6 % relataram não ter informações suficientes a respeito do tema. Conclusão: É necessário perguntar-nos acerca da qualidade das informações emitidas aos profissionais médicos e internos, em termos de instâncias oficiais. Demonstra-se necessário também, questionar quais as fontes ou canais de informação que estão sendo acessados, tal como sua credibilidade e sustentação científica.

Interno - 577945 - ROSANA CIPOLOTTI
Externo à Instituição - SIMONE SANTANA VIANA
Externo à Instituição - LIS CAMPOS FERREIRA

Notícia cadastrada em: 10/06/2022 18:45