Banca de DEFESA: LAYS GISELE SANTOS BOMFIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYS GISELE SANTOS BOMFIM
DATA: 23/02/2022
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: PAPEL DO TREM-1 NA IMUNOPATOGÊNESE DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA
PALAVRAS-CHAVES: Leishmania infantum. Leishmaniose visceral. Neutrófilos. TREM-1.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença parasitária, sistêmica, crônica epotencialmente fatal para o ser humano. Mecanismos relacionados à desregulação daresposta inflamatória podem estar envolvidos na patogênese e prognóstico da LV.Triggering Receptor Expressed on Myeloid Cells-1 (TREM-1) é um receptor desuperfície celular constitutivamente expresso em neutrófilos e subconjuntos demonócitos, tendo como função regular a resposta inflamatória. Na LV níveis séricoselevados da forma solúvel do TREM-1 (sTREM-1) foram observados em pacientes
graves e a infecção in vitro por L. infantum aumentou a expressão e liberação de TREM-1 em neutrófilos. Uma vez que o papel deste receptor ainda é pouco compreendido no
contexto da LV, e que a compreensão de mecanismos que levam à doença, cura e/ouresistência são de grande importância para a elucidação dos aspectos imunopatogênicos,o presente estudo teve como objetivo avaliar a participação do TREM-1 na
imunopatogênese da LV humana. Para isso, foi avaliada in vitro a liberação de sTREM-1 e a expressão dos marcadores de ativação de superfície (TREM-1, CD62L e CD182)
em neutrófilos expostos à L. infantum, por ELISA e citometria de fluxo, respectivamente.Em seguida, foi investigada a expressão desses receptores em neutrófilos dos pacientescom LV em diferentes tempos do tratamento (D0, D7 e D30). Por fim, foi investigada aassociação da expressão de TREM-1 na superfície dos neutrófilos com os parâmetrosclínicos, laboratoriais e níveis séricos de mediadores inflamatórios dos pacientes com LVnos diferentes tempos do tratamento. Os resultados demonstram que a exposição à L.infantum induz uma maior liberação de sTREM-1 por neutrófilos. A exposição in vitroao parasito diminui o fenótipo de ativação com alteração na expressão de TREM-1,CD62L e CD182 na superfície do neutrófilo. Os neutrófilos de pacientes com LV, antesdo tratamento, apresentam uma menor expressão de TREM-1 na superfície emcomparação aos controles saudáveis (CTR). Foi observado um aumento da expressão deTREM-1 com sete e trinta dias após o início do tratamento, retornando a níveis similaresencontrados nos CTR. A expressão de TREM-1 foi correlacionada positivamente com acontagem de linfócitos e eritrócitos, e negativamente com o tamanho do baço e fígado.
Os pacientes antes do tratamento exibiram níveis elevados de IL-4, IL-6, IL-12p70, IL-17A, IL-22, INF-γ e sTREM-1 em comparação aos CTR. A expressão de TREM-1
também foi correlacionada negativamente com os níveis séricos de IL-22. Ao passo quesTREM-1 foi negativamente correlacionado com TNF-α. Na análise de agrupamentohierárquico foi observada a formação de dois grandes agrupamentos: sTREM-1, IL-22,IL-5 e IL-12p70 e outro com IL-4, IL-17A, TNF- α, IL-6 e INF-γ. Os resultadosencontrados corroboram com a hipótese de que a infecção por L. infantum altera aexpressão dos marcadores de ativação TREM-1, CD62L e CD182 na superfície dosneutrófilos, induzindo as células à um perfil imaturo com possível capacidade de respostaa estímulo prejudicada. Além disso, foi verificada que a expressão de TREM-1 estácorrelacionada com biomarcadores da doença, o que sugere a participação de TREM-1na imunopatogênese da LV.

Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Interno - 1070197 - CRISTIANE BANI CORREA
Externo à Instituição - FABRICIA ALVISI OLIVEIRA DE MENDONCA
Externo ao Programa - 1960770 - RICARDO LUÍS LOUZADA DA SILVA