Banca de DEFESA: MANUELA ANDRADE DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: MANUELA ANDRADE DE ALBUQUERQUE
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGCS
TÍTULO: Perfil Clínico-Epidemiológico da Hanseníase em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase; Epidemiologia; Análise Espacial
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A hanseníase é uma doença crônica, infecciosa, sistêmica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que pode afetar ambos os sexos, em todas as idades, levando a incapacidades físicas de graus variados. É um problema sanitário mundial e, no Brasil, é considerada endêmica. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores de risco associados aos casos de hanseníase, bem como descrever o perfil clínico e epidemiológico da doença, e analisar espacialmente a distribuição dos casos no município de Nossa Senhora do Socorro. Trata-se de um estudo observacional de caso-controle. Foram considerados casos todos os indivíduos diagnosticados com hanseníase residentes no município, e, notificados nas UBS’s do mesmo, Hospital Universitário e Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, no ano de 2014, e como grupo controle, indivíduos sem diagnóstico da doença e que residiam no mesmo domicílio ou em casas do mesmo logradouro de casos. Para a coleta dos dados, utilizou-se o Inquérito de Fatores de Risco, as Fichas de Notificação/Investigação da Hanseníase do SINAN, e o método de posicionamento instantâneo de um ponto coletado pelo GPS. Houve a análise das variáveis clínicas e epidemiológicas, e a regressão logística descreveu a associação entre as variáveis de exposição e os casos de hanseníase. A média de idade encontrada foi de 48,1±19 anos, eram, na maioria, do gênero masculino, pardos e possuíam classificação operacional multibacilar, com predomínio da forma clínica virchowiana. Uma associação significativa entre a presença de casos atuais de hanseníase no domicílio e a presença de outras doenças no indivíduo, com a infecção pela hanseníase, foi encontrada. Da mesma forma, analisando em conjunto, escolaridade, rendimento médio familiar, presença de casos antigos de hanseníase no domicílio e outras doenças associadas, verificou-se influência significativa dessas variáveis sobre o surgimento de casos de hanseníase (p=0,049). A localização dos casos de Hanseníase demonstrou distribuição espacial heterogênea na zona urbana do município e pôde-se observar quatro aglomerados importantes na região estudada, dois ao norte e dois ao sul, com destaque para a região do Marcos Freire II. Fatores socioeconômicos parecem estar associados ao aparecimento de casos de hanseníase no município de Nossa Senhora do Socorro.

Presidente - 1347234 - KARINA CONCEICAO GOMES MACHADO DE ARAUJO
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Externo ao Programa - 1618424 - PEDRO DANTAS OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 05/02/2016 11:09