Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ MOTA TEIXEIRA
DATA: 29/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: CPPGI
TÍTULO: O papel do PIBID na construção de saberes docentes nos cursos da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Sergipe Campus Professor Alberto Carvalho
PALAVRAS-CHAVES: PIBID; saberes docentes; formação inicial de professores; Ciências da Natureza.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a construção de saberes docentes pelos pibidianos dos cursos da área de Ciências da Natureza da UFS Campus Professor Alberto Carvalho participantes do edital CAPES N° 2/2020 (Brasil, 2020a). Além de identificar quais saberes docentes estiveram presentes de forma majoritária; analisar o papel do PIBID para a construção destes saberes; investigar os efeitos promovidos pelo PIBID; e analisar o papel das orientações dos coordenadores de área e professores supervisores na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza.. Para isso, foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa (Flick, 2009), devido a pluralidade de significados que podem ser encontradas e a necessidade de uma análise descritiva e interpretativa. Os dados foram coletados através de questionários e entrevistas semiestruturadas, a fim de compreender de forma mais aprofundada o objeto de estudo. Os dados foram analisados por meio da teoria de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Com base nos dados coletados, observa-se que o PIBID promoveu a construção dos saberes docentes apontados por Tardif (2010): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais; tendo o saber experiencial como majoritário. Os dados revelam ainda, a importância do PIBID, na compreensão da profissão docente, melhor desempenho no curso, conhecimento acerca de recursos voltados para o ensino, além de ter influenciado alguns bolsistas na permanência no curso. Além disso, os dados apontaram a mobilização de um saber docente diferente dos propostos por Tardif (2010): o sabor tecnológico. Também foi possível analisar que as orientações dos coordenadores e professores supervisores promoveram uma consolidação acerca de compreensões do que é ser professor, e que as atividades realizadas no PIBID tiveram um importante suporte para a prática docente.