Banca de DEFESA: JULIANA SANTOS BARRETO

DISCENTE: JULIANA SANTOS BARRETO
DATA: 29/01/2024
LOCAL: Virtual
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DOS REGISTROS DE LESÕES DE PELE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.
PALAVRAS-CHAVES: Ferimentos e lesões; Sistemas de Informação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Registros de enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

O manejo clínico das lesões de pele é um processo desafiador para o sistema de saúdemundial. Esse agravo é frequente nas instituições hospitalares e representa um alto encargofinanceiro. Durante muitos anos, a equipe de enfermagem registrou as características das lesões e oscuidados prestados de forma manual, o que aumentava o risco de extravio de informações. Com oadvento da informatização em saúde e a implementação dos prontuários eletrônicos, documentaressas perdas de continuidade da pele tornou-se mais prático, seguro e fonte de dados paraindicadores clínicos e gerenciais. Objetivos: Desenvolver um protótipo de sistema de informaçãopara gerenciar as ocorrências de lesões de pele dos pacientes internados no Hospital Universitário deSergipe. Método: Estudo metodológico, aplicado na versão de produção tecnológica, desenvolvidoem três etapas: levantamento bibliográfico sobre as TIC voltadas ao gerenciamento dos registros daslesões de pele no ambiente hospitalar, mapeamento dos requisitos para a elaboração do sistema;prototipagem de telas e construção do protótipo. Resultados: Foram produzidos três produtos: doisestruturados em forma de artigo e o terceiro, em produto tecnológico. O primeiro identificou edescreveu 38 aplicativos móveis, disponibilizados em lojas virtuais, voltados para documentação eregistros dos cuidados às lesões de pele; o segundo produto identificou e caracterizou as principaisferramentas tecnológicas voltadas para gerenciamento dos registros de saúde aos pacientesportadores de lesões cutâneas; o terceiro produto consiste no desenvolvimento do protótipo deSistema de Informação de Lesão Hospitalar (SILH). Conclusão: O desenvolvimento do protótipopode ser visto como importante estratégia de organização do trabalho contemplando os maisdiversos tipos de lesões de pele. A inserção de soluções tecnológicas na prática clínica doenfermeiro tem agilizado o processo de enfermagem e contribuído para a segurança do paciente.

Externo ao Programa - 2027262 - ANNY GISELLY MILHOME DA COSTA FARRE
Externo ao Programa - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Interno - 2333728 - FLAVIA JANOLIO COSTACURTA PINTO DA SILVA
Presidente - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES