Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDERSON SANTOS BARBOSA

DISCENTE: JANDERSON SANTOS BARBOSA
DATA: 19/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/goj-iqyd-tez
TÍTULO: PROTÓTIPO DE ÓRTESE ABERTA PARA FRATURAS DE PERNA E PÉ COM AÇÃO VIBRATÓRIA E AUXÍLIO NA IMOBILIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: fratura; membros inferiores; órtese; vibração; lesão; membros inferiores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A presente pesquisa teve como objetivo geral desenvolver uma invenção que visatratar alguns tipos de lesões e disfunções de perna e pé em uma órtese aberta. Ela ofertavibração e/ou imobilização em áreas específicas, substitui materiais que possam provocarirritabilidade a pele como o gesso e o isolamento total do membro. Além disso, ela exerceefeito vibratório como ação de aceleramento de metabolismo ósseo. Por fim, ela poderáser utilizada por sua variedade de caráter de funcionamento por ortopedistas,traumatologistas, neurologistas, fisioterapeutas e técnicos em órtese. Para tanto, foi feitauma busca de anterioridade na base do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI),
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEPRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃOE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDECAMPUS DA SAÚDE PROF. JOÃO CARDOSO NASCIMENTO JR
Rua Cláudio Batista S/N o - Bairro SanatórioCEP: 49060-100 Aracaju -SE / Fone/ Fax:(79) 2105-1821
Espacenet e Google Patents. Em seguida, foi efetuada a leitura dos resumos e foramexcluídos aqueles que tratavam de órtese de membros superiores, órtese do quadril, órteseocular, órtese intraoral, perineal ou qualquer tipo de órtese que não envolvesse membroinferior. Levando-se em consideração as patentes registradas e o referencial teórico sobrelesões em membros inferiores (HAMIL; KNUTZEN, 2012; MOREIRA, 2013; ARTIOLI,2012) e sobre o uso de vibração para recuperação de pacientes (GUSMÃO, 2007; RUBIN,2003), foi desenvolvida a órtese com aparatos dentro da área da tecnologia em impressão3d e o software CAD 3D Inventor®. Depois foi empregada uma impressora Ender-3d damarca Creality para as impressões de cada parte do protótipo. Depois da montagem detodo o protótipo, os documentos necessários para depósito de pedido de patente noInstituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) foram produzidos, sendo a órteseregistrada sob o número BR 10 2023 0166440. Através das análise geral de estudos, foidesenvolvido um protótipo de órtese aberta com baixa semelhança que nos serviu comobase para prospecção: que temos como expectativa uma órtese abertas para fraturas deperna e pé com ação vibratória e auxílio a imobilização, que em seu processo final deconfecção torne com sua ação vibratória e de imobilização seletiva a utilização no sistemapúblico e privado em fator positivo de custo indiretos e tempo para esses sistemas,podendo otimizar o tempo de recuperação e consequentemente custos indiretos , baseadoem sua forma aberta e utilização da vibração no metabolismo ósseo, mostrando através deseu custo viabilidade de utilização nas fraturas ósseas.

Externo ao Programa - 2581604 - CRISTINA FERRAZ SILVA
Interno - 828.039.355-20 - GRACE ANNE AZEVEDO DÓRIA
Interno - 1228110 - WALDERI MONTEIRO DA SILVA JUNIOR

Notícia cadastrada em: 10/01/2024 08:59