Banca de DEFESA: LUCIA ELIDE DANTAS ALMEIDA BAUMGRATZ

DISCENTE: LUCIA ELIDE DANTAS ALMEIDA BAUMGRATZ
DATA: 12/12/2023
LOCAL: Sala 27 da Pós Graduação em Ciências da Saúde
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE FÓRMULAS ENTERAIS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: sistema de informação, terapia nutricional enteral, gestão de materiais hospitalares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: A desnutrição em pacientes hospitalizados é considerada um problema de saúde pública mundial. A terapia nutricional é a estratégia mais comumente utilizada para prevenir ou tratar a desnutrição, e apesar de inicialmente apresentar alto custo, sua prescrição apresenta impacto positivo nos fatores financeiros para a instituição e clínicos para o paciente. Os insumos da terapia nutricional estão incluídos entre os principais custos das internações. Nesta perspectiva de um gerenciamento mais efetivo da terapia nutricional enteral, surgiu a necessidade da criação do Sistema de Informação para gestão das fórmulas enterais e suplementos do Hospital Universitário de Sergipe que pudesse auxiliar na tomada de decisão, no maior controle de custos e melhor gestão de materiais, de modo a garantir fornecimento perene e evitar perdas. Objetivo: Desenvolver um sistema de informação para gestão de fórmulas enterais e suplementos nutricionais no Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de produção tecnológica para o desenvolvimento de um Sistema de Informação. O método de estudo foi fundamentado no conceito do ciclo de vida de prototipação. Iniciando com mapeamento do processo atual e levantamento e análise dos requisitos, e desenvolvimento do sistema. Resultados: O sistema intitulado SIGES, foi desenvolvido em sete módulos, a saber: dashboard, fórmulas, empresas, pregão, contratos, estoque e centro de custos. O acesso ao SIGES é controlado por meio de um login. Trata-se de uma ferramenta de gestão, onde a Unidade de Nutrição terá de forma rápida e organizada as informações necessárias para que seus gestores tomem as decisões assertivas, além de otimizar as tarefas rotineiras de seus usuários minimizando os riscos de erros nos cálculos e registros. Conclusão: O Sistema de Gestão de Enterais e Suplementos (SIGES) desenvolvido no HU, como ferramenta de integração de todo o processo de planejamento e controle de materiais de nutrição especial, desde a previsão de demanda, aquisição, controle de empenhos e estoque até o consumo por parte do paciente possibilita atender com agilidade as demandas do usuário, e proporciona maior segurança e confiabilidade.

Externo ao Programa - 1912807 - GILTON JOSÉ FERREIRA DA SILVA
Interno - 828.039.355-20 - GRACE ANNE AZEVEDO DÓRIA
Externo à Instituição - JOSÉ BARRÊTO CRUZ NOGUEIRA
Presidente - 468.988.404-87 - MÁRCIA FERREIRA CÂNDIDO DE SOUZA