Banca de DEFESA: BRUNNA SANTOS DE OLIVEIRA

DATA: 06/02/2024
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
TÍTULO: ENTRE FOLHAS E REZAS: A PRESENÇA DO BENZIMENTO EM POÇO VERDE - SE
PALAVRAS-CHAVES: benzimento; cultura popular; saúde; Poço Verde/SE.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho tem como objeto de estudo as práticas de cura realizadas por rezadeiras e rezadores do município de Poço Verde/SE. Ao relembrar memórias da minha infância que me fizeram entrar em contato com a minha criança que acreditava no poder da intenção, das rezas e das ervas, interessei-me em registrar essa prática tão antiga e potente. A presente pesquisa se justifica no atual cenário em que a hegemonia biomédica se torna um modelo de saúde autoritário, que desconsidera a autonomia dos sujeitos e torna os profissionais de saúde os únicos detentores de conhecimento. Com isso, percebe-se a necessidade de análise e registro de saberes populares relacionados à saúde, como forma de valorização dessas práticas de cura. A questão norteadora do presente trabalho é: como são realizadas as práticas de cura utilizadas por rezadeiras e rezadores do município de Poço Verde-SE? O objetivo geral é analisar as práticas de cura utilizadas por rezadeiras e rezadores do município de Poço Verde-SE. Tendo como objetivos específicos: apresentar aspectos históricos, geográficos e culturais do município; relacionar a prática do benzimento com os campos da medicina e da espiritualidade; descrever o ritual de benzimento praticado por rezadeiras e rezadores poço-verdenses. Para compreender o desenvolvimento da medicina no Brasil e sua relação com a prática de benzimento o estudo teórico debruçou-se em autores como Hegenberg (1998), Figueiredo (2005) e Stancik (2009). A abordagem metodológica realizada acerca da memória e da história oral foi amparada por autores como Borelli (1992), Halbwachs (1990) e Delgado (2003). Já a análise das entrevistas foi amparada pelos estudos de autores como Oliveira (2014), Santos (2005) e Ilheo (2017). Para isso, utilizamos a pesquisa em história oral temática, com entrevistas semiestruturadas e registros audiovisuais. Após a coleta de dados, as falas foram transcritas e analisadas conforme a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe sob CAAE n° 68432623.0.0000.5546. A presente dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo intitulado traz um panorama geral acerca do município escolhido para realização da pesquisa. No segundo capítulo, buscou-se fazer uma contextualização da prática do benzimento na cultura popular brasileira, destacando sua importância como forma de cuidado com a saúde física e espiritual. Por fim, no terceiro capítulo, demonstra-se de forma direta os resultados da pesquisa, caracterizando os entrevistados e analisando os aspectos de suas falas. Em síntese, as narrativas dos entrevistados destacam a transmissão oral como principal meio de aprendizado, indicando uma continuidade geracional das práticas de benzimento. As práticas e os altares das rezadeiras e rezadores poço-verdenses revelam um hibridismo cultural, apresentando elementos das religiões afro-brasileiras, catolicismo popular e espiritualidade.

Interno - 1821173 - DENIO SANTOS AZEVEDO
Externo à Instituição - LINA MARIA BRANDÃO ARAS
Presidente - 249.721.695-91 - LOURDISNETE SILVA BENEVIDES
Interno - 1623728 - NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL