Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA DAYNE DE OLIVEIRA COUTO BARRETO

DISCENTE: ROBERTA DAYNE DE OLIVEIRA COUTO BARRETO
DATA: 11/09/2023
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: O IMAGINÁRIO POPULAR DO MERCADO MUNICIPAL DE ARACAJU: A HISTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Memória; Identidade; Cultura popular; Mercado Municipal.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A importância cultural do Mercado Municipal de Aracaju para o povo sergipano é uma realidade, por isso o acesso a materiais que retratam sua historiografia e suas principais transformações é vasto. No entanto, é perceptível a escassez de registros quando se trata da ênfase na história de personagens que são essenciais para o dinamismo desse ambiente, como é o caso dos Populares “Zé Careca” e “Dona Zene”, casal de vendedores mais antigo do lugar. Meu objetivo é analisar a importância dessas personalidades para a história do Mercado através das suas narrativas como protagonistas comerciais de artesanato e principais representatividades históricas. Essa motivação foi impulsionada por três questionamentos específicos: o primeiro se deve às memórias do casal, fator que contribui para a história do Mercado Municipal; o segundo às razões que os levam a se sentirem pertencentes a esse lugar; e o terceiro aos artefatos comercializados pelo casal como elemento que os reconhece como guardiões da cultura popular. Para tanto, percebi a necessidade de refletir sobre as categorias de memória, identidade, lugar e cultura popular. Para obtermos os dados, pretendo endossar a investigação através de entrevistas - técnica que evidencia a importância da história oral, pesquisa documental e observação sistemática. Depois de coletados, os dados serão estudados a partir do método da Análise do Discurso. Essa perspectiva me auxiliará na compreensão de como se deram as formações imaginárias das personagens, tanto em relação a importância delas para o espaço, quanto em relação a importância do espaço para elas. Espero, com esta pesquisa, registrar a relevância dos saberes de Zé Careca e de Dona Zene como forma de valorização dessas personalidades para o Mercado e para a cultura popular de Aracaju.

Presidente - 1528756 - FLÁVIA LOPES PACHECO
Interno - 1623728 - NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL
Interno - 1821173 - DENIO SANTOS AZEVEDO
Externo à Instituição - WAGNER GONZAGA LEMOS