Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE SOARES PEREIRA
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE QUILOMBOLA NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ALBERTO DE MELO ARAPIRACA/AL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Memória e Memória Quilombola; Educação Escolar Quilombola; Decolonialidade e Contra Colonialidade.
PÁGINAS: 231
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os processos que permearam e permeiam a formação identitária enquanto remanescentes de quilombo do povo da Vila Pau d’Arco, em Arapiraca –AL, por meio da produção acadêmico-científica disponível e do conhecimento produzido pelo povo da comunidade; e elaborar um material didático-pedagógico para o Ensino de História direcionado à Escola Professor Luiz Alberto de Melo. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as raízes históricas, culturais, econômicas e sociais da Vila Pau d’Arco, historicizando o seu processo de formação e desenvolvimento até o ano de 2023; Contribuir com o fortalecimento identitário das crianças e adolescentes da vila Pau d’Arco enquanto remanescentes de quilombo, elevando sua autoestima para a valorização de sua ancestralidade quilombola; Discutir sobre e enfrentar o problema do racismo e outras formas de preconceito enquanto problemas do tempo presente, assim como ameaças para uma sociedade democrática; Produzir um material didático-pedagógico, em forma de Livro de Memórias, para o Ensino de História, com vistas a ser utilizado como material paradidático nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Professor Luiz Alberto de Melo e contribuir com a educação escolar quilombola. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa, consistiu numa abordagem etnográfica quali-quantitativa através da observação participante. Os procedimentos de trabalho incluem entrevista, pesquisa bibliográfica, análise documental e anotações em diários de campo. A partir de nossa aproximação com a escola e de leituras realizadas, inserimo-nos no projeto Construindo a Identidade Afrodescendente, objetivando possibilitar a abordagem de uma ressignificação do conceito de quilombo e uma identificação com a história de seus antecessores quilombolas, já que várias crianças e jovens, estudantes da Escola Professor Luiz Alberto de Melo, não associam o local onde vivem a uma origem afrodescendente. O resultado do trabalho foi a produção do livro de memórias “Pau d’Arco: Memória e História”. Desejamos este trabalho contribua para enaltecer a comunidade Pau d’Arco como um local de preservação, renovação e reinterpretação dos conhecimentos e práticas tradicionais, refletindo a identidade quilombola, bem como munir os futuros professores e alunos da Escola, assim como o povo da comunidade, com um conhecimento a respeito dela, e assim estarem mais preparados para trabalhar a temática com os alunos possibilitando a estes um conhecimento sobre sua memória e sua história coletiva.