Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE SOARES PEREIRA
DATA: 14/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE QUILOMBOLA NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ALBERTO DE MELO ARAPIRACA/AL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Memória; Educação Escolar Quilombola; Memória Quilombola.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os processos que permearam e permeiam a formação identitária enquanto remanescentes de quilombo do povo da Vila Pau d’Arco, em Arapiraca –AL, por meio da produção acadêmico-científica disponível, bem como o conhecimento produzido pelo povo da comunidade; e elaborar um material didático-pedagógico para o Ensino de História direcionado à Escola Professor Luiz Alberto de Melo. Como objetivos específicos, almejamos: Identificar as raízes históricas, culturais, econômicas e sociais da Vila Pau d’Arco, historicizando o seu processo de formação e desenvolvimento até o ano de 2023; Contribuir com o fortalecimento identitário das crianças e adolescentes da vila Pau d’Arco enquanto remanescentes de quilombo, elevando sua autoestima para a valorização de sua ancestralidade quilombola, construindo uma visão positiva do negro e sua trajetória; Refletir sobre o problema do racismo e outras formas de preconceito enquanto problemas do tempo presente, assim como ameaças para uma sociedade democrática; Produzir um material didático-pedagógico, em forma de Livro de Memórias, para o Ensino de História, com vistas a ser implantado como material paradidático nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Professor Luiz Alberto de Melo. A abordagem metodológica da pesquisa foi a qualitativa através da observação participante. Os procedimentos de trabalho incluem ou incluirão entrevista, roda de conversa, pesquisa bibliográfica, análise documental e anotações em diários de campo. A partir de nossa aproximação com a escola e de leituras realizadas, inserimo-nos no projeto Construindo a Identidade Afrodescendente, em desenvolvimento na escola, objetivando possibilitar a abordagem de uma ressignificação do conceito de quilombo e uma identificação com a história de seus antecessores quilombolas, já que várias crianças e jovens, estudantes da Escola Professor Luiz Alberto de Melo, não associam o local onde vivem a uma origem afrodescendente. Ao concluir a pesquisa, juntamente com os estudantes, criaremos um Livro de Memórias. O objetivo é que este trabalho ajude a enaltecer a comunidade como um local de preservação, renovação e reinterpretação dos conhecimentos e práticas tradicionais, refletindo a identidade quilombola, bem como munir os futuros professores da Escola com um conhecimento a respeito dela, e assim estarem mais preparados para trabalhar a temática com os alunos e a estes um conhecimento a respeito da própria história coletiva.