Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO DO NASCIMENTO MACÊDO
DATA: 29/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: meet
TÍTULO: DA LAMA À SALA DE AULA:
USO DA FESTA DO MASTRO DE CAPELA-SE NO ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História Festa do Mastro História Local História em Quadrinhos
PÁGINAS: 225
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:
As festas têm ocupado um lugar expressivo na cultura brasileira, através delas são(re)atualizadas, ritualizadas e celebradas as experiências sociais. O presente trabalho objetivaconfeccionar uma história em quadrinhos que possa auxiliar os alunos dos anos finais doensino fundamental a compreenderem a Festa do Mastro de Capela-SE como resultado deuma construção histórica, por meio de uma análise interdisciplinar. Para compreender adinâmica e a História da referida festa, procedemos a uma pesquisa de campo em 2019,dialogamos com algumas lideranças religiosas do município, realizamos um levantamento deregistros fotográficos entre antigos moradores e participantes da festa, atentamos para alegislação que envolve a Festa do Mastro de Capela-SE nas esferas municipal e estadual eanalisamos boletins de ocorrência registrados durante o período junino na Delegacia dePolícia de Capela-SE entre os anos de 2007 e 2017. Nossa proposta, após o levantamentoinicial das informações acerca dessa manifestação cultural, foi proceder à criação de umroteiro full script que culminou na produção de uma história em quadrinhos para ser usada emsala de aula. Sobre a História da Festa do Mastro e o papel das festividades, estamosteoricamente ancorados nas ponderações de Mary Del Priore (1994), Luiz da Câmara Cascudo(2001), Edelice Couto (2001), Jisélia Santos e Denilsa Santos (2014). No que diz respeito aoemprego da História Local em sala de aula, decidimos atentar para o que dizem ospesquisadores Marcos Martins (2010), Maria Auxiliadora Schimidt (2007) e Circe Bittencourt(2009). Apontamos que a articulação entre os objetos de conhecimento trazidos pela BNCC eaquilo que faz parte da vivência dos alunos, como a Festa do Mastro de Capela-SE, pode fazercom que eles compreendam conceitos, problematizem e entendam a sua realidade, trazendosentido à própria História e fazendo com que os alunos percebam que são sujeitos do seutempo.Palavras Chaves: Ensino de História – Festa do Mastro – História Local – História emQuadrinhos.