Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURO FIRME DA SILVA JUNIOR
DATA: 09/07/2019
HORA: 16:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: História e Imagem: o uso de cartuns no combate à desigualdade étnico-racial no Brasil (2008-2014)
PALAVRAS-CHAVES: : Ensino de História, consciência histórica, imagem, cartum, desigualdade, étnico-racial.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
O presente trabalho é fruto de inquietações que vem da preocupação em desenvolver estratégias para melhorar a qualidade do ensino de história, onde discutimos os conceitos de imagem, leitura de imagens, fontes históricas, consciência histórica, ensino de história, história ciência e disciplina escolar, bem como o seu papel ou utilidade para a sociedade e na formação educacional de estudantes, e ainda os conceitos de racismo e desigualdade. Como objetivo, pretendemos a partir dessa pesquisa levar para a sala de aula essas discussões com o intuito de combater e desnaturalizar o racismo ainda presente em nossa sociedade, por isso é necessário proporcionar aos alunos da educação básica as condições para que compreendam a desigualdade étnico-racial negra no Brasil como fenômeno social resultante de um processo social e histórico, utilizando imagens que discutem essas temáticas. As imagens escolhidas em questão, às quais faremos uso são os cartuns do artista polonês Pawel Kuczynski relacionados aos temas como o racismo, preconceito e desigualdade étnico-racial, problemas que marcam gravemente a realidade do país, consequentemente de grande debate na sociedade brasileira. Como resultado de nossa pesquisa e pensando em atingir tal objetivo nos propomos a desenvolver um manual didático para professores da educação básica, com a presença de orientações sobre o uso de imagens/cartuns, além de sequências didáticas explorando o potencial das obras do cartunista Pawel Kuczynski, como recurso didático, sendo três cartuns produzidos no ano de 2008 e um produzido em 2014, onde teremos uma sequência didática para cada imagem do cartunista. Até o momento duas sequências didáticas foram desenvolvidas. Aplicaremos um processo metodológico de caráter qualitativo, pois não buscamos resultados numéricos, de natureza exploratória, a pesquisa objetiva proporcionar maiores informações sobre o tema em questão, por meio de levantamento bibliográfico.