Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO COSTA DE MENDONÇA
DATA: 26/02/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do DCOS
TÍTULO: A HOMOAFETIVIDADE NA PUBLICIDADE:
UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Homoafetividade, representatividade, publicidade, recepção publicitária, identidade.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Relações Públicas e Propaganda
RESUMO:
Este trabalho propõe uma pesquisa de recepção sobre as peças publicitarias que abordam em suas campanhas conteúdos homoafetivos, veiculados principalmente na televisão e o seu papel na luta contra a homofobia e na formação de identidade. De acordo com a vertente dos Estudos Culturais, principalmente a perspectiva teórico-metodológica latino-americana das mediações de Jesús Martín-Barbero. O objetivo geral desta pesquisa é verificar qual a percepção da audiência jovem acerca das produções publicitárias que apresentam em seu conteúdo referências a homoafetividade, por isso buscamos fazer um levantamento teórico sobre a maneira com que esses indivíduos são representados no cinema ou nas novelas brasileiras. Metodologicamente, foi realizado um estudo de recepção, qualitativo, com jovens heterossexuais e homossexuais de diferentes níveis de escolaridade de classes sociais diferentes, entre 18 e 24 anos que residem na cidade de Aracaju, Sergipe. As técnicas utilizadas para coletar os dados foram o questionário e a entrevista em profundidade, sendo o questionário responsável pela primeira parte da pesquisa e a entrevista pela segunda. Dessa forma verificamos como os jovens enxergam os homossexuais que são representados nas propagandas e na sociedade. Encontramos dois fatores principais de incomodo por parte dos jovens que não concordam com a presença de casais gays em peças publicitárias, são eles a religião e o machismo.