Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA BUENO RODRIGUES
DATA: 30/03/2016
HORA: 11:00
LOCAL: Auditório do DCOS
TÍTULO: DA RETÓRICA AO RETWEET: OS ELEMENTOS PUBLICITÁRIOS APLICADOS NOS DISCURSOS DO EX-GOVERNADOR DE SERGIPE, MARCELO DÉDA, PUBLICADOS NO TWITTER
PALAVRAS-CHAVES: Discurso; Persuasão; Política; Twitter; Redes Sociais.
PÁGINAS: 201
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Relações Públicas e Propaganda
RESUMO:
E
RESUMO
Este trabalho propõe-se a investigar os elementos persuasivos presentes nos discursos do ex-governador sergipano, Marcelo Déda, publicados na sua conta pessoal do Twitter. Marcelo Déda foi um dos principais representantes do Nordeste e do Brasil - entre 2010 e 2013 - no uso das redes sociais digitais para fins políticos e governamentais. Devido à necessidade de analisar as instâncias de produção e de circulação desses discursos, em função das estratégias argumentativas utilizadas por Déda, a proposta deste estudo está embasada no método de Análise Textual Discursiva, proposto por Galiazzi e Moraes (2007), que utiliza a análise de discurso na etapa de produção e a análise de conteúdo, na etapa de circulação dos tweets. Em razão das especificidades do objeto, também foi realizado um estudo biográfico do ex-governador, de acordo com as orientações sugeridas por Gobbi (DUARTE org., 2010), para contextualizar seu perfil discursivo. Além desse estudo, é apresentado aqui todo material coletado e os conceitos norteadores que embasaram esta pesquisa. O resultado das análises realizadas revela que a comunicação política-governamental apropria-se de diversas técnicas e elementos retóricos de linguagem, também comuns na publicidade, e está cada dia mais adequada à nova realidade de convergência dos múltiplos fluxos informacionais das mídias sociais, na busca da adesão coletiva de ideias.