Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMES MONTEIRO DIAS
DATA: 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: On-line (Forma remota)
TÍTULO: Dosagem, susceptibilidade à umidade e comportamento mecânico de concreto asfáltico de ligante modificado com resíduo industrial por via úmida contendo escória de cobre pós-jateada como enchimento.
PALAVRAS-CHAVES: concreto asfáltico, ligante modificado; CAP 50/70; borracha de pneu; escória de cobre; borra oleosa de petróleo
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos
RESUMO:
O fluxo crescente e intensivo do trânsito de veículos nas rodovias impõe à engenharia da pavimentação rodoviária desafio na elaboração de projetos de pavimentos com maior vida útil e redução de custos provocados por manutenções e reconstruções. Tendo em vista a demanda tecnológica em obras de pavimentação rodoviária e o volume de resíduos industriais, o uso destes incorporados às camadas do pavimento, misturas asfálticas e aos ligantes asfálticos surge como uma alternativa para proporcionar ao pavimento rodoviário o atendimento às atuais condições de uso e dar destinação segura, além de agregar valor aos resíduos industriais. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa trata de um estudo experimental, em bancada de laboratório, para investigar possíveis contribuições que o uso de escórias de cobre como material de enchimento associado ao ligante CAP 50/70 modificado, por via úmida, com mistura de borracha de pneu e borra oleosa de extração de petróleo podem influenciar no comportamento físico-químico e mecânico de concreto asfáltico para revestimento de pavimento rodoviário. Para tal, análise será realizado sobre dosagem de ligante e ensaios de susceptibilidade à umidade e comportamento mecânico. Espera-se com esse estudo contribuir de forma significativa para o conhecimento do uso de resíduo industrial na engenharia da pavimentação rodoviária.