Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSYCA MENEZES COSTA
DATA: 27/01/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Galpão de Engenharia Civil - LTT
TÍTULO: MÉTODO DE RESSONÂNCIA POR IMPACTO: OBTENÇÃO DE CURVAS MESTRAS DE MÓDULO DINÂMICO E ÂNGULO DE FASE EM MISTURAS ASFÁLTICAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Ressonância por impacto; Módulo dinâmico; Misturas asfálticas
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos
RESUMO:
O módulo dinâmico é um importante parâmetro no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos, pois apresenta a relação tensão x deformação para materiais viscoelásticos, tais como as misturas asfálticas. A obtenção do módulo dinâmico é realizada atualmente por meio do ensaio mecânico, consistindo em uma aplicação de carga senoidal axial de compressão e medição da deformação resultante. Deste modo, o ensaio requer uma aparelhagem robusta, dispendiosa e de difícil execução em obras. Para contornar essa limitação, este trabalho propõe uma metodologia alternativa, mais econômica e de fácil implementação nas obras de pavimentação, baseada na Mecânica das Vibrações e que é amplamente usada na caracterização de outros materiais, como o concreto de cimento Portland e a cerâmica. Este método permite a obtenção de Módulo Dinâmico e do Ângulo de Fase por meio da determinação da frequência natural do material ao se aplicar um impulso elástico, denominada como ensaio de Ressonância por Impacto (RI). O ensaio RI foi realizado sob uma ampla faixa de temperaturas, permitindo assim a construção da curva mestra de módulo dinâmico para misturas asfálticas brasileiras. A eficácia do ensaio RI foi determinada em comparação às curvas mestras obtidas no ensaio de mecânico de Módulo Dinâmico para as mesmas misturas asfálticas.