Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HANNAH FERNANDES NASCIMENTO
DATA: 07/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meets
TÍTULO: ADORNANDO CORPOS CONSTRUINDO PESSOAS: ESTUDO ICONOGRÁFICO DE ESTATUETAS ANTROPOMORFAS DO ESTILO SANTARÉM
PALAVRAS-CHAVES: Arqueologia do corpo; iconografia; estatueta; estilo Santarém
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
RESUMO:
Sítios arqueológicos com as ocupações relacionadas aos indígenas Tapajó (700-1700 d.C.) ocorrem na Baixa Amazônia, principalmente no planalto de Belterra, na região do lago grande de Curuaí, do rio Ituqui, nas margens do rio Tapajós, e na região onde se encontram hoje os municípios de Prainha e Curuá, no Estado do Pará. A principal aldeia Tapajônica estava assentada na atual cidade de Santarém (Pará), na confluência dos rios Tapajós e Amazonas, de onde procede grande parte da cultura material, hoje distribuída em museus brasileiros e internacionais. Os Tapajó construíram estruturas de terra como poços, montículos, caminhos e produziram terra preta antropogênica, além de objetos nos suportes líticos (tortual de fuso, muiraquitãs, pontas de flechas, lâminas de machados, etc) e cerâmicos, com uma ampla variabilidade morfológica e funcional. A iconografia presente na cerâmica é repleta de grafismos, de figuras zoomórficas, antropomórficas e de seres duais. Dentre as morfologias, as estatuetas antropomorfas se destacam por seu naturalismo que nos permite visualizar vários elementos que compõem o corpo humano, além de posturas, adornos e pintura corporais. A etnografia tem enfatizado a importância do corpo no processo de produção e humanização da pessoa para as sociedades ameríndias, sendo a associação da ornamentação e da pintura corporal um comunicador da condição e status tanto individual quanto coletivo. Com essa perspectiva de fabricação/construção de corpos/pessoas analisamos 271 estatuetas antropomorfas e um vaso antropomorfo de estilo Santarém, de cinco coleções (Charles Townsend, Curt Nimuendajú, Frederico Barata, Padre Maier e Peter Hilbert) provenientes do município de Santarém, acondicionadas na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões do Museu Paraense Emílio Goeldi. Realizamos uma análise iconográfica que considerou desde a manufatura do objeto, através dos aspectos tecno-morfológicos, até sua configuração final. Um dos principais resultados é a identificação e definição das classes de adornos corporais indicados nas peças que associados aos demais dados iconográficos e da literatura etnográfica nos permitiu inferir algumas categorias sociais, figuras sobrenaturais e míticas, assim como momentos específicos relacionados a rituais de iniciação presentes na amostra analisada.