Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO JORDÃO ALCANTARA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PABLO JORDÃO ALCANTARA CRUZ
DATA: 07/06/2024
LOCAL: https://meet.google.com/tsz-unhu-hdn
TÍTULO: Reflexos Psicoemocionais: Desvendando os Impactos do Ensino Remoto Emergencial na Cognição e Compreensão Leitora em universitários
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia, COVID-19, Ensino Remoto Emergencial, Memória, Leitura, Aspectos Psicoemocionais, Estudantes Universitários.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos Cognitivos e Atencionais

A pandemia de COVID-19 desencadeou mudanças substanciais no cenário educacional, resultando na adoção do Ensino Remoto Emergencial como medida para enfrentar a necessidade de distanciamento social. Este contexto de crise sanitária acarretou diversos impactos no campo educacional, potencialmente influenciando habilidades cognitivas cruciais, como a memória e a compreensão leitora, fundamentais para o processo de aprendizagem. A compreensão dos efeitos do Ensino Remoto Emergencial na motivação, engajamento acadêmico e processos cognitivos dos estudantes é fundamental para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais eficazes. Neste estudo, investigamos os impactos do ensino remoto emergencial na memória e na compreensão leitora de estudantes universitários, considerando os aspectos psicoemocionais envolvidos. Inicialmente, conduzimos uma revisão sistemática conforme as diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), um protocolo reconhecido internacionalmente que estabelece critérios para a condução transparente e rigorosa de revisões sistemáticas e meta-análises. Utilizamos estratégias de busca em bases de dados científicas como Scielo, Lilacs, PubMed, Scopus, Embase, Google Scholar e Web Of Science, com filtros definidos para o período de 2020 a 2023, correspondendo ao período da pandemia de COVID-19. Em seguida, realizamos uma pesquisa de campo utilizando uma abordagem metodológica observacional, transversal e quanti-qualitativa. Esta fase incluiu a avaliação da memória de trabalho, autopercepção de aprendizagem, atenção, disposição e qualidade metodológica, além da análise do processamento de informações visuais e tarefas de leitura. A análise estatística dos dados foi realizada de maneira descritiva e inferencial, utilizando ferramentas como Microsoft Office Excel 2013® e planilhas em R, para proporcionar uma visão detalhada das informações coletadas. As conclusões obtidas contribuem para a compreensão dos desafios enfrentados pelos alunos e para o desenvolvimento de medidas de apoio emocional e psicológico mais eficazes no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Este estudo destaca a relevância de considerar os aspectos psicoemocionais na educação durante períodos de ensino remoto, visando assegurar uma experiência educacional enriquecedora para todos os envolvidos.

Presidente - 2081986 - HECTOR JULIAN TEJADA HERRERA
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo ao Programa - 2074362 - KELLY DA SILVA

Notícia cadastrada em: 13/05/2024 15:40