Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE OLIVEIRA DE ALMEIDA
DATA: 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DO EDUCON
TÍTULO: SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO PARA
APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Estatística; Ensino Híbrido; Ensino Médio Integrado; Sala de
aula invertida, TDIC.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a metodologia da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) mediadas pelas TDIC diante do ensino de Estatística Aplicada em uma turma de 2.º ano do Ensino médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe — IFS. A necessidade deste estudo emerge do crescente interesse da sociedade pela utilização do Ensino Híbrido diante da intensificação do uso das novas tecnologias digitais e devido às dinâmicas e necessidades da geração Z, a qual requer fácil acesso às informações que podem ser fornecidas pelas TDIC. Como se processa a metodologia da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) mediadas pelas TDIC? Ou ainda: como se dá a satisfação e o desempenho dos estudantes frente a esta metodologia da Sala de aula Invertida? E, qual a relação professor-estudante e estudanteestudante na perspectiva desta metodologia? Para responder a estas perguntas, este estudo seguiu os princípios de uma abordagem quali-quantitativa, cujos procedimentos adotados foram baseados no método da “Pesquisa-ação”. Seguindo algumas etapas fundamentais como: o planejamento, implementação, e coleta de dados para investigar o desempenho e a satisfação de todos os envolvidos nesta experiência. Neste trabalho, dentre os autores citados na fundamentação teórica foram utilizados: Bergmann e Sams (2018), Bacich e Moran (2015), Bacich, Neto e Trevisan (2015) e Valente (2018). Com base na teoria, pode-se observar o desenvolvimento e o aprendizado dos estudantes com a utilização da metodologia em estudo através das atividades ocorridas nos momentos online e presencial, avaliando também a relação estudante-estudante e professor-estudante através de relatórios de feedback e satisfação.