Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA CRISTINA FIMA DE MIRANDA
DATA: 19/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 004 dadidática 6
TÍTULO: Desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento para medir a carga de trabalho do farmacêutico em farmácia comunitária
PALAVRAS-CHAVES: Carga de trabalho; farmácia comunitária; Desenvolvimento e Validação de instrumento; Método Delphi
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:
A carga de trabalho é conceituada como a razão entre o tempo requerido e o tempo real disponível para a realização de determinadas atividades que estão relacionadas com a capacidade biológica e psicológica do trabalhador. Para avaliar esses fatores deve-se levar em conta o numero de vezes que a atividade é desenvolvida num determinado período de tempo, ou seja, a carga de trabalho se da pela relação do tempo, ambiente e atividade. Diversos fatores podem impactar sobre a carga de trabalho para o profissional como por exemplo: expectativas, habilidades, motivações, experiências anteriores. Este objeto de estudo é muito utilizado como fonte de pesquisa na área da saúde em especial na enfermagem, por isto se faz necessário mais estudos para o âmbito da farmácia, em especial nas farmácias comunitárias que são unidades de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência a saúde e orientação sanitária individual e coletiva para a comunidade. Os serviços deste estabelecimento são regulados pela RDC n° 44 de 17 de agosto de 2009, descritos como dispensação, aferição de parâmetros fisiológicos, administração de medicamentos, entre outros. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativo com desenvolvimento e validação de conteúdo de instrumento para medir a carga de trabalho do profissional farmacêutico em farmácias comunitárias dividida em três fases (fase preliminar, fase de desenvolvimento e fase de validação) utilizando o método Delphi para a construção do instrumento com o objetivo de chegar a um consenso entre especialistas do tema abordado.