Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLAS LIMA DA COSTA
DATA: 30/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A PEDAGOGIA DE LUTERO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MODERNA
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Martinho Lutero; Modernidade; Reforma Protestante.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O trabalho busca compreender o processo que firmou o pensamento educacional moderno estabelecendo um nexo com as ideais pedagógicas propostas por Martinho Lutero no contexto da Reforma Protestante. Essa relação propôs um novo modelo pedagógico e tornou-se essencial para o entendimento da própria modernidade. Por motivos teológicos, o lugar reservado à leitura e interpretação da bíblia no mov imento reformista acabou por criar também uma ação pedagógica dentro de um cenário social de mudanças para além do viés religioso. Nesse sentido, a pesquisa tem como pergunta norteadora: em que medida a proposta educativa de Lutero e do mundo protestante encorajou o desenvolvimento de uma educação popular, cuja base repousaria numa cultura da alfabetização e numa escola que, além das matérias humanistas, acrescentou um ensino técnico? Ressalte-se que a tese se insere no campo de discussão ligado à história das ideias pedagógicas. O objetivo geral é compreender o pensamento pedagógico de Martinho Lutero, a fim de verific ar qual seria a inovação de sua pedagogia no contexto da Reforma, capaz de influenciar todo o resto. Para empreender esta tarefa, destacam-se os seguintes objetivos específicos: traçar o perfil de Lutero enquanto liderança à frente do movimento reformador religioso e educativo; analisar o modelo de ensino proposto, suas inovações e diferenciações perante o modelo de ensino vigente; e examinar os reflexos da sua proposta de ensino no contexto da modernidade. Por ser uma pesquisa de cunho teórico, pretende-se analisar obras e dialogar com autores elencados no material bibliográfico levantado, além de escritos deixados pelo próprio Martinho Lutero, objeto do estudo. Quan to à disposição do texto, pretende-se construir um percurso para a pesquisa, contendo, a primeira seção introdutória que aborda a “Reforma Protestante” e sumariza os acontecimentos deste período. O primeiro capítulo intitulado “a Reforma Protestante como um desencadeador da modernidade” busca evidenciar a importância deste movimento religioso na ruptura com a tradição e sua contribuição para encorajar um novo tempo. Na terceira seção, situaremos o pensamento educacional e a pedagogia proposta por Lutero com o intuito de verificar qual a sua inovação frente ao modelo de ensino até então prevalecente. Por último, nas considerações finais, pretende-se explicitar o possível nexo entre as ideias pedagógicas propostas pelo reformador luterano para uma nova pedagogia frente aos pressupostos modernos.
Palavras-chave: Educação; Martinho Lutero; Modernidade; Reforma Protestante.