Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO
DATA: 21/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO ON-LINE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa-formação na cibercultura. Educação on-line. Pibid. Formação docente. Matemática.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:
Esta tese foi construída a partir do estudo da Educação on-line desenvolvida na formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Matemática. Tendo como objetivo compreender as contribuições da Educação on-line para a formação e prática docente, a partir das experiências cotidianas vivenciadas no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras, na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2014) partindo do conceito de Educação on-line (SANTOS, 2014) e tendo como base epistemológica os princípios da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998, MACEDO, 2009) e a pesquisa com os cotidianos (CERTEAU, 1994; ALVES, 2008). Foram analisadas as narrativas dos oito praticantes culturais do Pibid Matemática, utilizando como dispositivos de pesquisa, os seus app-diários (LUCENA, SANTOS, 2019) com as itinerâncias formativas de cada pibidiano, a partir de uma interpretação hermenêutica (MACEDO, 2009). Nos resultados da pesquisa, foram identificadas as seguintes noções subsunçoras: Espaçostempos on-line de cocriação no Pibid Matemática e Formação e prática docente de Matemática na cibercultura: autorias emergentes. A partir dessa análise, conclui que a Educação on-line pode contribuir para a formação e prática do professor, possibilitando a comunicação, colaboração, cocriação e autoria de dispositivos para suas aulas de forma motivadora e significativa, ressignificando a formação de professores de Matemática. Dessa forma, considero o Pibid como um terceiro espaçotempo de formação on-line.