Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALNA PATRICIA DE OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 18/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Configurações do serviço de orientação educacional em colégios de aplicação: tessituras de um estudo comparativo (1959-1996)
PALAVRAS-CHAVES: Colégios de Aplicação. Ensino Secundário. História da Educação. Orientação Educacional. Serviço de Orientação Educacional.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa apresenta uma investigação historiográfica da denominada orientaçãoeducacional, tomando como recorte específico configurações do serviço de orientaçãoeducacional implantado e desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal deSergipe e na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,no período de 1959 a 1996. Este estudo propôs-se a discutir as seguintes questões: Quais eramos pressupostos pedagógicos relacionados ao SOE? Como o SOE foi implantado e organizadonos colégios de aplicação da Universidade Federal de Sergipe e da Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo? Como era sua atuação junto aos alunos e professores queatuavam nessas instituições? Existiam diferenças e semelhanças quanto à forma deimplantação, aos métodos pedagógicos adotados e à importância atribuída ao serviçooferecido de acordo com as instituições pesquisadas? A partir destas questões, o objetivoprincipal foi compreender como se deram a implantação, o processo de funcionamento e aspráticas pedagógicas desenvolvidas no SOE do Colégio de Aplicação da UFS, estabelecendouma relação comparativa com o SOE da Escola de Aplicação da FEUSP. Para tanto, osobjetivos específicos foram: analisar o conceito de Orientação Educacional, seu significado eatribuições no contexto educacional; identificar as principais ideias que circulavam sobre oSOE e que contribuíram para a formação do orientador educacional; discutir a atuação doSOE junto aos alunos e professores do Colégio de Demonstração e da Escola de Aplicaçãopaulista; analisar a necessidade da implantação e a importância do SOE no Ginásio deAplicação da FCFS e no Colégio de Aplicação da UFS; comparar o Serviço de OrientaçãoEducacional das instituições pesquisadas. A investigação utiliza a pesquisa documentalconjugada com a História Oral Temática. Foram utilizadas como fontes: legislações,regimentos, atas de reuniões, manuais, diários de classe, estatutos, projetos pedagógicos,livretos e fotografias, coletados nas instituições pesquisadas e em acervos pessoais, além dejornais e relatos orais e escritos. As hipóteses suscitadas decorrem de que o Serviço deOrientação Educacional preocupava-se mais com as questões comportamentais do que com assituações de ensino e aprendizagem; os alunos atendidos pelo SOE ficavam estigmatizados eeram reconhecidos e tratados como alunos-problema; a criação e a implantação do SOEacabou se tornando mais um mecanismo de culpabilização individual do aluno pelo fracassoescolar; a comunidade escolar não creditava relevância ao trabalho exercido por esse serviço,o que possibilitou que ele deixasse de ser obrigatório por meio da Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996.