Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYNNA DE CARVALHO PAIVA
DATA: 31/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE CONTRACONDUTAS EM CENTROS DE EXCELÊNCIA DE ARACAJU: UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Contracondutas; Gênero.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Nas últimas décadas o conservadorismo tem ganhado força no cenário político brasileiro, e essa influência ideológica se reflete nas políticas educacionais, sobretudo no Plano Nacional de Educação – PNE e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A BNCC apresenta uma perspectiva limitada da sexualidade, focando apenas em sua dimensão biológica, e um silenciamento acerca da diversidade de gênero. Diante disso, existe uma preocupação de que a ausência de uma discussão explícita sobre sexualidade e gênero na BNCC possa comprometer a abordagem dos conteúdos nos processos educativos, resultando na exclusão e marginalização dos mesmos. É necessário traçar um panorama acerca da repercussão da BNCC nos currículos e nas instituições escolares no que diz respeito à sexualidade e ao gênero. Pensando no contexto educacional de Sergipe, nos interessa estabelecer nesta pesquisa como as temáticas estão inseridas no Currículo sergipano e o que é efetivamente realizado nas práticas pedagógicas dos/as professores/as, atentando-se as subjetividades e as contracondutas emergentes nas relações de ensino-aprendizagem. Desse modo, o nosso objetivo geral é investigar a produção de contracondutas em relação à diversidade sexual e de gênero em Centros de Excelência de Aracaju. A pesquisa está ancorada nos Estudos Culturais da Educação, na perspectiva crítica e pós-crítica, bem como nos Estudos de Sexualidade, Estudos de Gênero e Estudos Curriculares. Sua metodologia apoia-se na Análise de Discurso na perspectiva foucaultiana, e para a construção do material empírico utilizar-se-á a análise dos documentos normativos e questionários aplicados aos/às docentes que atuam nos Centros de Excelência selecionados.