Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DOS REIS SILVA BACKES
DATA: 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: NARRATIVAS DE PROFESSORAS MÃES: (DES) ENCONTROS ENTRE O DEVER-SER E O DEVIR-NÔMADE.
PALAVRAS-CHAVES: Maternagem; Narrativas; Pedagogia.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente estudo se propõe a investigar a relação entre maternagem e docência cartografando o plano de forças coletivas através de um mapa movente. Percebendo a narrativa como forte possibilidade de pesquisa no campo da Educação, a proposta percorre perspectivas pós-estruturalistas que, em seus múltiplos acessos promove vários deslocamentos, permitindo-nos transgredir práticas que supomos permanentes e sentidos que nos parecem fixos. Por meio do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari a respeito de Devir Nômade, assim como também pelo pensamento de Friedrich Nietzsche sobre a Moral, adotando a cartografia como caminho metodológico, essa pesquisa perspectiva abandonar a referência ao modelo representacional, rumo ao escape à cópia e à reprodução, tornando possível a produção de si mesmo a partir de novas estéticas da existência. Assim, a intenção foi buscar a desnaturalização da linearidade histórica dos acontecimentos para aproximar-nos das descontinuidades, das desestabilizações valorativas. A abordagem das entre-escutas alinha-se à possibilidade de permitir colheitas mais livres, onde as respostas não estejam condicionadas a uma padronização de alternativas. Diante do movimento de narrar sobre si, a pesquisa objetivou pensar a relação entre maternar e professorar por meio das narrativas de mulheres mães docentes atuantes em escolas públicas de Aracaju, Sergipe, apreendendo suas experiências desde a decisão por cursar Pedagogia, o percurso formativo, a maternagem, suas estratégias ao aliar vida pessoal e profissional e como esses elementos refletem em seu movimento de professorar e maternar para assim tensionar subjetividades produzidas. Acompanhamos criações de outros mundos a partir dos desmanchamentos de formas constituídas. A partir das narrativas dessas mulheres pudemos compor/com uma paisagem desenhada por corpos vibráteis afetados e que afetam entre coletividades e movimentos sociais, visualizando confrontos com estratos históricos que demonstraram essa relação mãe/professora fortemente marcada por papéis de gênero produtores de sentidos que agenciam suas relações e seu trabalho, para pensar movências a partir de forças, visíveis ou não, na perscruta da desestabilização de regularidades acompanhando novidades esboçadas.