Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA
DATA: 27/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURRÍCULO DO PIAUÍ (2020): LEGADOS COLONIAIS E POSSÍVEIS BRECHAS DECOLONIAIS (INTERCULTURAIS CRÍTICAS)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Currículo do Piauí. Ensino de Ciências. Interculturalidade.
PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa objetiva compreender os legados coloniais e possíveis brechas decoloniais presentes na proposta curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí (2020), para o ensino de ciências. Objetivo que emerge de nossa inquietação sobre um horizonte possível de elaboração de propostas curriculares sensíveis a diversidade de saberes em um país de dimensões continentais como o Brasil. A temática a que nos propomos a investigar implica em olhar para um cenário espinhoso e de intensas disputas, mas, consideramos que propor discussões que despertem para a elaboração de currículos menos opressores e que contemplem diálogos interculturais entre os saberes construídos ao longo das nossas existências, como povo, que tem existido e re-existido a práticas coloniais epistêmicas ao longo da história, é uma tarefa constante. Desse modo, articulamos como objetivos específicos: a) Evidenciar os pressupostos teóricos metodológicos para o ensino de ciências, adotados no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí; b) Identificar e questionar o lugar ou não - lugar dos saberes tradicionais no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular ciências; c) Analisar os legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas) presentes no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular ciências. Para tanto, propomos a realização de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, onde desenhamos como itinerário metodológico, uma proposta de análise e reflexão, acerca do documento intitulado “Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado, publicado em 2020, ancorados nos pressupostos teórico metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, protagonizada no Brasil, por Orlandi. O texto está organizado em 06 seções, sendo a primeira seção composta por enfoques introdutórios; a segunda seção, discorremos sobre a revisão de literatura; na terceira seção, partilhamos os dados e discussões referentes aos resultados produzidos em torno da análise do documento “Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado”, a quarta seção expõe o processo de identificação e questionamento do lugar ou não - lugar dos saberes tradicionais no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular ciência, na quinta seção tivemos a análise dos legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas) presentes no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular ciências, e na sexta seção apresentamos um panorama geral das análises realizadas durante a pesquisa com a inserção de algumas inferências, acerca da não identificação do lugar dos saberes tradicionais no Currículo do Piauí, da identificação de legados coloniais e da proposição de possíveis brechas decoloniais.