Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME BARBOSA BIRIBA
DATA: 15/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: O CONSTRUCIONISMO CONTEXTUALIZADO POR MEIO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO: uma análise em uma turma do 6º ano fundamental do Colégio de Aplicação
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Linguagem Logo. Ensino de Matemática. Geometria Plana. Construcionismo.
PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa traz como objeto de estudo o processo de ensino de geometria plana mediado pela linguagem de programação Logo. Ao se fazer o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramenta mediadora do processo de ensino e aprendizagem e, apoiando-se na ideia da espiral da aprendizagem, onde o estudante pode verificar e revisar os conceitos estudados, serão delimitados elementos que formam uma problemática que gira em torno de um problema de pesquisa formulado na seguinte pergunta: como a linguagem de programação Logo pode contribuir na construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental no âmbito do Construcionismo? Em busca de respostas a esta pergunta, a pesquisa traz como objetivo principal, os impactos causados pelo uso da linguagem Logo nas aulas de geometria plana Matemática tendo o Constucionismo como aporte teórico. Com esse alinhamento entre TDIC e o ensino de Matemática com o desenvolvimento dos conteúdos de geometria plana por meio do software Logo, o campo de estudo eleito para a aplicação do experimento foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) com os discentes do 6º ano fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa com foco nos dados que não podem ser mensurados por conceitos estatísticos; o tipo de pesquisa adotado é a pesquisa participante, uma vez que o pesquisador esteve inserido no lócus de estudo; e, o instrumento e a técnica de pesquisa aplicada foram o questionário e a entrevista, respectivamente, como meios para registrar a construção do conhecimento do estudante frente aos conceitos de geometria plana Matemática inseridos na experiência do uso do Logo. Quanto aos resultados, a análise de dados será embasada na análise textual discursiva que vai comtemplar as etapas de unitarização, categorização e a comunicação referente aos dados da pesquisa.