Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 10/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Educação em tempos de crise de governamentalidade e de colapso das condutas do discente de doutorado
PALAVRAS-CHAVES: educação; razão de Estado; crise de governamentalidade; (neo)liberalismo; colapso do capitalismo.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Na perspectiva de fazer um diagnóstico do presente e inspirados na genealogia crítica de Michel Foucault, este projeto de tese tem por objetivo discutir sobre qual lugar estratégico, como dispositivo de governo, ocupa o projeto educador da modernidade no momento de colapso do capitalismo e de crise da governamentalidade (neo)liberal, logo, no momento de colapso e crise do modelo de sociedade civil moderna e das formas de conduzir as condutas. Procuraremos, assim, abordar como a educação foi um dispositivo de governo central na condução da vida da população no momento de grande importância e utilidade para a expansão do capitalismo industrial e para a formação e coesão das sociedades modernas; em seguida, discutiremos como essa relação se altera com a emergência do neoliberalismo e atualmente ganha contornos corrosivos e destrutivos à medida que avança sobre a vida das populações os efeitos daquilo que Robert Kurz chamou de colapso do capitalismo. Para tal empreendimento, usaremos como eixo central o conceito de governamentalidade e as análises em relação ao liberalismo e ao neoliberalismo de Foucault; compreendendo a complexidade do presente, faremos uma aproximação de Foucault aos frankfurtianos de primeira geração, especialmente Adorno e Horkheimer, ao pensamento de Robert Kurz e a outros autores que nos ajudem a potencializar a radicalidade da crítica.