Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENELUÇA CRUZ SANTANA
DATA: 07/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: PROGRAMA ESCOLA ATIVA: análise histórica sobre a política pública voltada para as classes multisseriadas nas Escolas do Campo de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Programa Escola Ativa; Classes Multisseriadas; Políticas Públicas
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A Educação do Campo nasce das lutas e resistências dos movimentos sociais do campo que reivindicam por terra para plantar, morar, produzir saberes, culturas e identidades. Os camponeses defendem um projeto de sociedade no qual o campo é espaço de vida, bem viver com dignidade e a educação precisa estar vinculada a essas lutas. As escolas localizadas no campo, devido à baixa densidade populacional, utilizam-se das classes multisseriadas como forma de organização escolar e historicamente, apresentam sua existência marcada pela precarização da estrutura física, recursos humanos e pedagógicos. Como política pública para essas unidades escolares organizadas a partir da multissériação, surgiu o Programa Escola Ativa (PEA), objeto de estudo dessa pesquisa. Esse programa foi uma estratégia metodológica para professores que atuavam nessas classes. O objetivo dessa pesquisa é analisar historicamente o PEA como política pública direcionada às classes multisseriadas das escolas do campo de Sergipe. Nessa perspectiva, discutiremos o processo histórico de luta dos movimentos sociais e a construção da concepção de Educação do Campo; identificar políticas públicas direcionadas às classes multisseriadas e a formação continuada destinada aos professores que atuavam com o PEA. Além das contribuições do referido programa para a efetivação da educação do campo. Assim, do ponto de vista metodológico, esta será uma pesquisa qualitativa, construída a partir da análise documental e da pesquisa de campo, a entrevista semiestruturada será utilizada como instrumento para coleta de dados. Para analisar os dados obtidos, utilizar-se-á da concepção teórico-metodológica do Materialismo Histórico Dialético, a partir da abstração-análise-síntese (MARTINS, 2008). Os sujeitos da pesquisa serão seis docentes que atuaram em sala de aula com o PEA, dois professores multiplicadores e dois gestores municipais. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a luta iniciada pelos movimentos sociais em defesa da Educação do Campo, enquanto direito assegurado aos sujeitos que vivem no campo, bem como trazer evidências quanto à necessidade de políticas públicas para as classes multisseriadas.