Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENDELL RHAMON DOS SANTOS DE JESUS SILVA
DATA: 30/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/pkb-pkhv-nhy
TÍTULO: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE A PARTIR DO FILME TOMBOY (2011)
PALAVRAS-CHAVES: Análise de recepção fílmica. Escola. Gênero.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:
Esse estudo teve por objetivo analisar cenas do filme Tomboy (2011) em articulação com problematizações de gênero no campo da educação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativo e cuja análise fílmica utilizou instrumentos descritivos, citacionais e documentais. A partir do estudo da recepção fílmica, é notório o quanto o ambiente escolar pode favorecer a problematização de questões de gênero e sexualidade. Nesse sentido, os filmes como potentes artefatos culturais podem potencializar intervenções didáticas acerca dessas temáticas na escola. O cinema, por meio de obras como Tomboy (2011) e sua abordagem no contexto escolar, contribuem para engrossar as fileiras de resistência, na esperança de um futuro no qual todos e todas possam ocupar os espaços públicos e privados, tal como são e se expressam, sem medo de existir.