Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS WENDEL SILVA SANTOS
DATA: 07/07/2021
HORA: 16:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: TEATRO DE ANIMAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO TEATRAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO
PALAVRAS-CHAVES: Autismo. Comunicação. Corpo. Inclusão. Teatro.
PÁGINAS: 318
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A palavra teatro abarca um universo de poéticas e saberes. A linguagem teatralconstitui um campo artístico de diferentes códigos e técnicas. O ensino deteatro é um grande desafio que precisa ser discutido academicamente. Destamaneira, é importante aprofundar as experiências teatrais educativas para alémdas datas comemorativas e fazer do teatro parte da vida social das pessoas,sobretudo das pessoas com deficiência. Quando se fala de Teatro deAnimação no contexto da inclusão, percebe-se que há uma lacuna noconhecimento e ao afunilar este processo atrelado ao ensino de teatro debonecos para crianças com autismo, as discussões carecem de ser maisconsistentes e críticas. Assim, este trabalho tem como objetivo compreendercomo o teatro e os jogos teatrais, numa perspectiva inclusiva, podem contribuirpara o desenvolvimento da comunicação da pessoa com autismo. Trata-se deuma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada é a pesquisa-ação nocontexto da arte-educação. Foi realizada de fevereiro de 2019 a outubro de2020, semanalmente, integrando um total de 47 encontros, com 2 meninos comautismo. O trabalho foi dividido entre as observações das sessões terapêuticasde fonoaudiologia do GEPELC/UFS e as intervenções teatrais com Teatro deAnimação. Para a efetivação da pesquisa, os instrumentos de coleta de dadosforam a observação participante, diário de bordo, intervenção com jogosteatrais, gravação em vídeo e entrevistas semi-estruturadas com as mães dascrianças. Como resultados destacam-se: os bonecos, fantoches, dedoches,sombras e/ou objetos podem oportunizar a crianças com autismo novas formasde lidar com o mundo e a matéria concreta; teatro e os jogos teatrais, numaperspectiva inclusiva, podem contribuir para o desenvolvimento dacomunicação da pessoa com autismo; cada criança assimilou osconhecimentos de modo heterogêneo; a adaptação de abordagens, estratégiase métodos, são necessárias para professor de teatro que deseja trabalhar como aluno com deficiência; são favoráveis a elaboração de atividades comconteúdos teatrais partindo de afinidades que as crianças possuem; a
Comunicação Alternativa Ampliada foi fundamental para o processo deinteração e aprendizagem dos alunos com autismo; é preciso escutar asdemandas, reivindicativas, desejos e necessidades linguísticas dos alunos quenão falam; o Teatro de Animação é eficaz no trabalho de educação teatral dascrianças com autismo; o teatro é um dispositivo capaz de promover a inclusãoda pessoa com autismo no universo da arte. Conclui-se que é possível vincularo ensino de Teatro de Animação com a Comunicação Alternativa e Ampliadapara o trabalho com crianças com autismo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à instituição - ANA CRISTINA DO NASCIMENTO GIVIGI
Externo ao Programa - 1771104 - GERSON PRAXEDES SILVA
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI