Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉMMERLY KAROLINE NASCIMENTO DANTAS LEITE
DATA: 25/03/2021
HORA: 16:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: POMBALISMO E ANTIPOMBALISMO NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: antipombalismo; pombalismo; história da educação; marquês de Pombal.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este estudo pretende identificar, descrever e analisar as representações pombalinas eantipombalinas na historiografia educacional brasileira, isto é, nos discursos que “narram” edescrevem a história da educação brasileira no período pombalino (1750-1777), buscandoapreender o modo pelo qual suas iniciativas referentes à instrução pública são tratadas. Paratanto, servimo-nos da historiografia sobre o período, de manuscritos e demais fontesdocumentais e legislativas, bem como do suporte teórico da história cultural e dos estudosculturais. A historiografia da educação brasileira perpassa por vários momentos de transição,especialmente no período colonial, durante o qual Portugal controlava a colônia com rigor.