Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA
DATA: 26/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Identidade e sentidos na formação do licenciando surdo do curso de Letras-Libras/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de surdos. Formação inicial do professor. Letras Libras. Relação com o saber.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os sentidos de aprender e ensinar Libras pelos estudantes surdos do curso de licenciatura Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe, nos aspectos epistêmicos, sociais e identitários. Pode parecer óbvio o motivo que leva uma pessoa surda a estudar e talvez ensinar Libras, afinal, é a sua língua natural, adquirida em contexto com outros falantes surdos, diferente do aprendizado da língua portuguesa, que requer sistematização e treino intenso para sua aquisição, mesmo vivendo em meio a falantes dela. Todavia, quando pensamos nos motivos que levam uma pessoa ouvinte e falante da língua portuguesa a estudar Letras Vernáculas, essa escolha não nos parece tão óbvia, o que nos leva a questionar quais os sentidos de aprender e ensinar Libras para o aluno surdo do curso de Letras Libras. Nossas escolhas são fruto de desejos que nos mobilizam e produzem sentidos, que estimulam nossa atividade intelectual. Temos prioridades que diferem em nossa trajetória, desejos que emergem de nossas interações com o outro, com a família, com objetos-saberes ou com o trabalho, concepções estão relacionadas à noção teórica que orienta esta pesquisa, que é a Relação com o Saber na perspectiva de Bernard Charlot. Trata-se, portanto, de uma investigação qualitativa e do tipo exploratória, que utiliza como instrumentos de levantamento de dados o questionário, o balanço do saber e a entrevista semiestruturada, direcionados aos estudantes surdos do curso de licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe. Pretendemos fazer um levantamento histórico e curricular do curso e do perfil do estudante surdo, para compor um trabalho de tese cuja investigação baseia-se em três eixos: a relação com a escola, a relação com o aprendizado no curso Letras Libras e a relação com o ser professor de Libras. A partir das percepções pretendemos desvelar se na escolha por cursar esta licenciatura houve influência do construto histórico de luta por respeito e direitos das pessoas surda na busca desses sujeitos pelo curso, como forma de valorizar a Libras e assim contribuir com o fortalecimento de sua identidade cultural.