Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA DO NASCIMENTO
DATA: 30/11/2020
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/gij-fwgp-bno (videoconferência)
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE E SABERES (RE) CONSTRUÍDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DELMIRO GOUVEIA-ALAGOAS.
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado. Formação Docente. Salas de Recursos Multifuncionais. Saberes docentes.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta dissertação apresenta como objetivo geral compreender os saberes (re)construídos dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com vistas à identificação das suas concepções sobre a formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia (SEMED). Quanto aos objetivos específicos, elencamos: mapear o perfil dos docentes atuantes no AEE, nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), das escolas municipais de Delmiro Gouveia; identificar o campo teórico-conceitual da formação e dos saberes docentes necessários ao AEE e analisar a formação continuada ofertada pela SEMED aos professores do AEE. O referencial teórico fundamenta-se em autores da área da educação especial na perspectiva inclusiva, dentre os quais Mantoan, Bianchetti e Bueno e em estudiosos que discutem a formação e os saberes docentes, destacando Tardif, Imbernón e Nóvoa. A metodologia adotada é o estudo exploratório, com abordagem qualitativa, cujos instrumentos investigativos consistiram na aplicação de entrevistas semiestruturadas com as coordenadoras, cinco professoras e um professor do AEE. A interpretação dos dados pautou-se na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da pesquisa permitiram traçar um quadro do perfil dos docentes que atuam no AEE e compreender a partir da ótica dos participantes como é ofertada a formação continuada. A pesquisa possibilitou evidenciar quais os saberes docentes utilizados e como são mobilizados na prática educativa desenvolvida nas SRM. Os dados coletados revelaram que tanto as coordenadoras, quanto os docentes têm perfil e formação apropriados para atuarem no AEE e que é realizado um trabalho em equipe, tentando dirimir os problemas e as dificuldades encontradas no dia a dia.