Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE SANTOS MESQUITA
DATA: 04/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: O SABER ORALMENTE TECIDO ENQUANTO PEDRA FUNDANTE DA EDUCAÇÃO DE TERREIRO
PALAVRAS-CHAVES: Autoetnografia. Educação. Comunidade de Terreiro. Saber Tradicional.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:
A presente dissertação analisa a autoexperiência da iniciação para o Òrìṣà, em 2015 no terreiro Abassá São Jorge localizado em Aracaju/SE. Para subsidiar a reflexão, a escrita está descrita em três eixos: a) caracterizar os símbolos e indumentárias pertinentes a vivência do processo, assim como, os elementos ritualísticos preeminentes aos costumes e tradição vigente no espaço sagrado instituído segundo cultura afrodiaspórica; b) investigar como ocorre a transmissão dos saberes tradicionais e conhecimentos ancestrais recebidos na iniciação para o Òrìṣá; c) compreender os processos educativos estabelecidos no terreiro de candomblé. As reflexões são influenciadas pela abordagem decolonial e por um processo autoetnográfico da autora. O processo de registo das informações foi pautado a partir de escrevivências, possibilitando a descrição das memórias dos atos, ensinamentos, cantos e rezas, pertinente ao processo de iniciação para o Òrìṣà. Esse processo também, possibilitou expressar sentimentos, afetos e afagos, pertinentes a ritualística vivida, contextualizando-o dentro da lógica estrutural da comunidade étnica, o modo de existência e salvaguarda dos valores que a circundam e que interpõe a luz da ciência. A narrativa destaca também, o processo educacional vivido no cotidiano do terreiro de Candomblé, na qual se baseia na tradição oral, segundo os povos africanos em diáspora no Brasil.