Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA
DATA: 12/03/2020
HORA: 08:30
LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA I DO CESAD (TÉRREO)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: O CASO DA COORDENADORIA DE APOIO EDUCACIONAL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Deficiência visual. Tecnologia assistiva.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo compreender a prática docente com ênfase no uso das tecnologias assistivas na alfabetização da criança com deficiência visual. Trata-se de um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cujos instrumentos de coletas são as observações assistemáticas e sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e leituras relacionadas ao tema proposto. O campo de estudo é a Coordenadoria de Apoio Educacional a Pessoas com Deficiência (COEPD), em Aracaju/SE. No processo de análise de dados coletados, subsidiaremos as discussões na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa de campo encontra-se em andamento e os resultados preliminares apontam para a importância do uso das tecnologias assistivas como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem, principalmente as criadas pelos professores alfabetizadores, para que se tenha a concretização da alfabetização mediante necessidade de cada criança cega ou com baixa-visão. Também, fica evidente a relevância dos métodos de alfabetização utilizados de modo que esses nos traz reflexões sobre a formação do professor e como os alunos são alfabetizados de forma a apresentarem significativo desenvolvimento na aprendizagem. Espera-se identificar as tecnologias assistivas utilizadas na COEPD nas aulas de alfabetização e, após verificação da prática docente, observar como ocorrem as aulas. E como resultado, apontar possíveis caminhos do trabalho docente na COEPD com o uso das tecnologias assistivas.