Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIVALDO SANTOS SENA
DATA: 20/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: DIDÁTICA VII - SALA 203
TÍTULO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA NA UFS: OBSTÁCULOS E DESAFIOS NO SEU DESENVOLVIMENTO, NO USO DAS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS, NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professor. Tecnologias educativas. Teoria e Prática.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho tem como mote o desenvolvimento e desafios do estágio supervisionado obrigatório no curso de pedagogia/UFS, com destaque ao uso das tecnologias educativas, a regência/docência, a relação teoria e prática. Tem como título “Estágio supervisionado em pedagogia na UFS: obstáculos e desafios no seu desenvolvimento, no uso das tecnologias educativas, na iniciação à docência, na relação teoria e prática”. E, apresenta como objetivo principal - compreender, a partir de seus obstáculos mais marcantes, em particular na relação teoria e prática, os principais da influência do estágio supervisionado obrigatório, sobretudo, durante a iniciação à docência, na formação do alunado de Pedagogia, e sem ficar à margem da importância das tecnologias educativas no seu desenvolvimento. O método de pesquisa é de cunho quali-narrativa e faz parte desse estudo de campo estagiárias do 7º período do curso de Pedagogia da UFS - do Campus Professor Alberto Carvalho em Itabaiana, Sergipe. Se utiliza de duas técnicas comuns a pesquisa qualitativa, quais sejam: observação e entrevistas narrativas. A metodologia utilizada para interpretação de dados é a análise crítica da narrativa, especificamente a categoria temática de Motta (2013). Elege como marco teórico, Arroyo, Pimenta, Freire, Levy, Romão, entre outros. O presente estudo mostra, o reconhecimento da importância do estágio, em particular, na experiência, ainda que breve, da iniciação à docência. Os resultados mostram, também, que as estagiárias – narradoras da presente pesquisa, no entanto, se queixam das dificuldades durante o período em que a busca da relação teoria e prática, por vezes, de difícil enfrentamento para quem não tem a licença para ensinar e intervir no cotidiano da escola. Mostra, ainda, que a realização do estágio em pauta, mesmo em meio as dificuldades de difícil enfrentamento e incertezas frente a permanência no curso em marcha, contribui significativamente para a qualidade da formação e a afirmação no magistério.