Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERMESON ALVES DE MENEZES
DATA: 27/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: DIDÁTICA VII - SALA 203
TÍTULO: “A CONSCIÊNCIA DA HISTÓRIA, ESSA VINGADORA DAS SOCIEDADES”: O ENSINO DE HISTÓRIA NO IMPÉRIO BRASILEIRO (1822-1888).
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Imperial Colégio de Pedro II. Brasil Império.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta tese trata do ensino de história no período imperial brasileiro em suas instâncias nacional e provincial. Examina os significados atribuídos à expressão "história" para a compreensão do lugar do ensino de história na educação escolar no período imperial, a partir dos discursos dos legisladores apresentados nas sessões do Senado brasileiro, dos ministros dos Negócios e dos presidentes de Província do Império do Brasil. Para realizar a análise, utiliza referenciais da História Conceitual, os quais permitem explorar os diversos significados, tipificações e usos dos conceitos. As fontes utilizadas são discursos das sessões do Senado, relatórios da Repartição dos Negócios do Império e as compilações de Leis do Império do Brasil, entre os anos de 1822 e 1888. A análise das fontes possibilita: a) a crítica ao discurso que identifica o Imperial Colégio de Pedro II como lugar de produção e difusão de um modelo de ensino de história; b) a defesa de que o locusde ação governamental para o ensino de história no período foi, majoritariamente, as províncias e não o governo central.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Presidente - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Interno - 189.912.895-68 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - SIMONE PAIXÃO RODRIGUES
Externo à Instituição - VERA MARIA DOS SANTOS