Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO
DATA: 10/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ESCOLA E DIFERENÇA: NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS POR UMA EDUCAÇÃO MENOR.
PALAVRAS-CHAVES: Diferença. Educação Menor. Narrativografias. Professores/as.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta tese traz como objeto de investigação os/as professores/as de uma Educação Menor. Tem como objetivo principal analisar as experiências de professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental que praticam uma Educação Menor, consoante com a perspectiva da Filosofia da Diferença, pensada a partir de Deleuze e do conceito de Educação Menor, cunhado pelo filósofo brasileiro Silvio Gallo. Esta trama se desenvolve por meio de linhas trazidas pelas chamadas teorias pós-críticas em educação. Optou-se por uma metodologia qualitativa que combina procedimentos e conceitos teóricos para abordar o objeto de pesquisa. O ponto de partida foi lançar um olhar a partir das NarrativoGrafias, ou seja, das experiências de vida pessoal e profissional desses/as professores/as, revisitando histórias de vida, cartografando acontecimentos passados e recentes, esclarecendo detalhes das trajetórias de vida dos/as entrevistados/as, identificando os obstáculos e facilidades encontrados nas suas trajetórias profissionais, suas motivações para a formação, e as nuances de expressões, emoções e afetos que emergiram durante as entrevistas no movimento do pesquisar.