Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO VIEIRA MACHADO
DATA: 28/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: ESTUDOS DAS PRODUÇÕES DO CAMPO MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA CULTURA DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Cultura digital. Formação inicial docente. Mídia-educação. Tecnologias digitais de informação e comunicação.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa tomou como objeto de estudo a formação inicial docente para a cultural digital com ênfase na mídia-educação. Tratou-se de um estudo cujo objetivo foi compreender o processo de formação inicial docente para a cultura digital a partir da mídia-educação. Buscou-se: identificar no contexto da interação cultura-técnica-educação ações formativas; caracterizar os saberes experienciais, como necessidades formativas, através da noção dialética de progresso social na educação; identificar nas produções sobre o campo da mídia-educação possíveis contribuições e necessidades deste campo para a formação inicial docente no Brasil; além de explicitar a formação inicial docente no contexto da cultura digital a partir da mídia-educação. Do ponto de vista metodológico, refere-se a uma pesquisa do tipo bibliográfica, de abordagem qualitativa em que se utilizou o método dialético. O procedimento de análise dos dados constituiu-se da síntese integradora, buscando-se dialogar com autores das produções oriundas do estado do conhecimento e se deu através de três momentos sucessivos: i) levantamento das pesquisas sobre a formação inicial docente e a cultura digital, com ênfase na mídia-educação no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; ii) panorama da difusão do campo da mídia-educação pelo Brasil, através do Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq; iii) o estado do conhecimento referente ao campo teórico da mídia-educação para a formação inicial docente, a partir das produções dos líderes dos grupos de pesquisa, por meio dos eixos ensino, pesquisa e extensão. Como resultado, constatou-se que a formação inicial docente precisa objetivar a apropriação das mídias e das tecnologias digitais como apoio pedagógico, como instrumento de análise e de produção, além de trazer à consciência a urgência de melhor preparo para um contato menos passivo e maior conscientização das possibilidades de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação inicial docente. Portanto, precisamos pensar na possibilidade de integração das mídias e tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de forma interativa e, consequentemente, na autorreflexão para a formação do sujeito na cultura digital.