Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANISE VIVIAN GONÇALVES DOS SANTOS
DATA: 27/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: AUDOTÓRIO DO DED (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE- CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação de professores. Processo de Ensino e Aprendizagem. Tecnologias digitais de informação e comunicação.
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A pesquisa intitulada “As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Instituto Federal de Sergipe- Campus São Cristóvão” teve por objetivo geral compreender o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem no Curso Técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão. Está caracterizada como um estudo de caso de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Para fundamentar a prática docente nos baseamos nos conceitos de saberes docentes (TARDIF, 2014) como elementos constitutivos desta prática, além de outros autores para as perspectivas da formação docente. Tomamos como apoio também os referenciais para a Educação profissional e Tecnológica dos Institutos Federais, Pacheco (2011), Ramos (2007), Meneses Filho e Costa (2017). Além das abordagens teóricas sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Kenski (2012), Cox (2003), Almeida (2014), Santaella (2003, 2007, 2013), Levy (2010) Lemos (2015), Rudiger (2016), Ferrete (2016). Utilizamos como instrumentos para produção dos dados questionários com estudantes, entrevista com professores e observação em espaço virtual, além da leitura dos documentos institucionais norteadores da prática educativa no IFS. O procedimento de análise e interpretação dos dados se deu na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstram que os estudantes e docentes usam as TDIC para o ensino e aprendizagem, mas ainda de forma tímida e pouco articulada ao currículo, além da necessidade de melhoria na infraestrutura da IES.