Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA SANTOS MONTEIRO VIEIRA
DATA: 20/02/2020
HORA: 13:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: DA FORMAÇÃO À INFORMAÇÃO: A TRANSFORMAÇÃO DOS SABERES NA CONTEMPORANEIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Contemporaneidade. Cultura. Educação. Saberes.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta tese tem por objetivo compreender a questão dos saberes contemporâneos por meio da filosofia nietzschiana. Tendo como fonte teórica primordial as conferências intituladas “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” (1872) de Friedrich Nietzsche, nos interessa realizar a descrição, análise e problematização dos processos relativos aos saberes como ferramentas de explicitação de certos constituintes, que por conta de seus efeitos, emergem como determinantes na composição das subjetividades contemporâneas. Por meio da inspiração genealógica buscamos compreender os processos de transformação sofridos pela noção de conhecimento/saber, considerando as bases da pseudocultura: o comércio, a ciência e a mídia, citados por Nietzsche como componentes estéticos deste processo. Dialogando com os conceitos, entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes de Aracaju/SE nos auxiliam a refletir acerca dos aspectos cotidianos da educação na Contemporaneidade, intencionando compor um mapa cartográfico das forças atuantes na cultura por nós vivenciada.