Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLESSANDRA ELISABETH DOS SANTOS
DATA: 24/01/2020
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: análise em escolas estaduais de ensino médio em tempo integral no município de Aracaju-Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Ensino-aprendizagem de inglês. Ensino médio integral. Tecnologias.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa, inserida na linha Educação e Comunicação, apresenta como objetivo geral analisar os usos de tecnologias em aulas de língua inglesa nas escolas estaduais de ensino médio em tempo integral em Aracaju-Sergipe. O quadro teórico delineado parte de concepções de tecnologias de autores como Castells (1999), Lemos (2015), Lévy (2010), Santaella (2013; 2016); da Teoria das Representações Sociais de Jodelet (2001) e Moscovici (2010); assim como a relação entre ensino de língua inglesa e tecnologias (JESUS; MACIEL, 2015; LIMA, 2011, 2017; MONTE MÓR, 2017; TAKAKI, 2017; PAIVA, 2015, 2019), e documentos acerca do ensino médio integral, OCEM (BRASIL, 2006) e lei n.º 13.415, de 16 de dezembro de 2017. Metodologicamente, adotam-se os princípios de natureza qualitativa, caracterizando-se como empírica quanto às fontes de informação e aos procedimentos de coleta. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações de aulas não-participantes com tomadas de notas e entrevistas semiestruturadas, e analisados segundo a perspectiva da pesquisa-docente de Freeman (1998) e do processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). Por meio da análise gerada pelos dados coletados neste estudo, surgiram representações sociais acerca dos usos de tecnologias e a sua relação com a prática de ensino das participantes.