Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE LUIS SANTANA LUDUVICE
DATA: 12/07/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: ESTUDO ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ARTES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Formação Continuada. BNCC. Artes.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta dissertação tem como objetivo geral, investigar a formação continuada dos professores de artes frente ao contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas de ensino fundamental da rede estadual de Sergipe. Busca-se como objetivos específicos, identificar as demandas emergentes de formação continuada no contexto da implementação da BNCC, e descrever as dificuldades e necessidades formativas dos professores de artes. A importância de ouvir o professor no processo investigação fundamenta-se na necessidade compreender a realidade sob a ótica daquele que é o responsável pela concretização da BNCC na sala de aula. O sujeito de investigação serão os professores de artes que lecionam no segundo ciclo do ensino fundamental. A pesquisa está configurada em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo, cuja inferência dos dados será feita através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os instrumentos utilizados para a produção dos dados qualitativos serão o questionário com questões fechadas e as entrevistas semi estruturadas. A presente pesquisa assume a atualidade tanto na realidade do trabalho docente quanto no nível da investigação e produção científica, pois ao interpretar as falas dos professores será possível compreender os sentidos que surgem a partir das necessidades e dificuldades concretas investigadas.