Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERMESON ALVES DE MENEZES
DATA: 27/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ENSINO DE HISTÓRIA NA LEGISLAÇÃO DO IMPÉRIO BRASILEIRO (1822-1888)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. História conceitual. Estado Nacional. Brasil Império.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa se propõe a analisar as representações sobre o ensino de história pelo governo imperial brasileiro em suas instâncias nacional e provincial. Busca examinar os significados atribuídos às expressões "história" e "ensino de história", bem como o lugar do ensino de história na produção de dispositivos legais referentes à educação escolar e superior no período 1822-1888, a partir dos discurso dos legisladores apresentados nas sessões da Câmara e do Senado, dos ministros dos Negócios e dos deputados provinciais e dos presidentes de Província do Império do Brasil. Para realizar a análise, utilizamos referenciais da História Conceitual e dos estudos sobre Contexto Linguístico, os quais permitem explorar os diversos significados, tipificações e usos dos conceitos. As fontes utilizadas são discursos das sessões da Câmara e do Senado, os relatórios da Repartição dos Negócios do Império, e os relatórios dos presidentes de Províncias, entre os anos de 1822 e 1888. A análise das fontes possibilita a crítica ao discurso sobre a influência direta da produção historiográfica do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB no ensino de história do período, bem como a defesa de que o locus de ação governamental para o ensino de história é majoritariamente as províncias e não o governo central.