Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE GOMES DOS SANTOS TELES
DATA: 16/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Estudos III (NEPHEN)
TÍTULO: Políticas públicas para o ensino médio: a perspectiva cidadã da redação do Enem
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais; Enem; Redação; Direitos Humanos.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:
Tendo como referência os documentos oficiais e a legislação educacional, propõe-se a análise das políticas educacionais a fim de observar se, ao exigir como V competência o respeito aos Direitos Humanos na prova de redação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto política de avaliação, apresenta consonância com as demais políticas que estruturam a Educação Básica. Considerando que as políticas públicas educacionais devem ser pensadas a partir de um ciclo (BALL, 2001; MAINARDES, 2006; SECCHI, 2013) e, desse modo, a formação docente e o currículo devem vir antes da avaliação, levantamos o questionamento de como se tratar o possível descompasso existente entre as políticas educacionais a partir da incorporação (ou não) da V competência da Redação do Enem por parte dos docentes. Utilizando-se deuma abordagem quali-quantitativa, temos a fase exploratória, que toma como corpusa legislação e os documentos oficias; e a fase que chamaremos de pesquisa piloto, que se baseia no survey como método de amostragem para aplicar questionários junto aos atores sociais que lidam com a redação do Enem em uma dada unidade escolar. A análise realizada demonstrou que os Direitos Humanos se estabelecem na avaliação, a partir da prova de Redação do Enem, sem antes se apresentarem na formação docente e no currículo. Já os resultados da pesquisa piloto indicam que o exame mobiliza os atores sociais do Ensino Médio no tocante ao atendimento das competências previstas exercendo um papel de modelador da ação docente a partir da produção textual sem desconsiderar a formação cidadã evidenciando assim o quanto é preciso estender a pesquisa para toda a rede do Estado de Sergipe.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo ao Programa - 2787595 - RICARDO NASCIMENTO ABREU
Externo à Instituição - JAIRTON MENDONÇA DE JESUS