Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 04/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: protagonismos e caminhos da educação diante de mudança de regimes de poder
PALAVRAS-CHAVES: poder. poder disciplinar. poder de controle. escola. educação.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho buscou fazer, até este momento, um diálogo teórico através dosconceitos de poder e de sociedade disciplinar de Michel Foucault. Como, também, através dosconceitos de poder e de sociedade de controle de Gilles Deleuze. Compreendendo a articulaçãointrínseca entre saber e poder e como essa relação sustenta e faz funcionar toda uma dinâmicade poder. Considerando as recentes alterações na mecânica e funcionamento das tecnologias depoder, da própria sociedade e de suas instituições com a emergência de um poder de controle.Almejamos refletir como a escola, enquanto instituição da modernidade, está sendo impactadapor essas alterações na lógica de funcionamento do poder com a transição de um poderdisciplinar para um poder de controle. E como isso tem penetrado e atingido a sua soberania.Tendo em vista que que diferentemente do poder disciplinar. O poder de controle atua em modoaberto. Ou seja, fora da lógica de confinamento típica da sociedade disciplinar a qual a escolafoi instituída.